(Foto: Reprodução)
O leilão dos aeroportos de Fortaleza (CE), Salvador (BA),
Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS) garantiu ao governo uma arrecadação de
R$ 3,72 bilhões em todo o período da concessão, cerca de 23% acima do valor
esperado pelo governo de R$ 3,014 bilhões. O ágio está bem abaixo dos valores
praticados nas primeiras rodadas de concessão de aeroportos.Os lances mínimos
foram fixados com base em 25% do valor da outorga e esses valores terão que ser
pagos no momento da assinatura do contrato. O governo garantiu uma arrecadação
para esta etapa no valor de R$ 1,46 bilhão, o que representa um ágio de quase
100% sobre o mínimo estabelecido pelo edital (R$ 753 milhões).Três grupos
estrangeiros - a francesa Vinci, a alemã Fraport e a suíça Zurich - levaram as
concessões dos quatro aeroportos. Ao contrário dos leilões anteriores, eles
entraram na disputa sem sócios no Brasil. Nenhum grupo brasileiro apresentou
proposta pelos quatro aeroportos.
O pregão viva-voz foi marcado por disputas entre os grupos
interessados. O consórcio alemão liderado pela Fraport foi o grande vencedor do
leilão ao levar os aeroportos de Fortaleza e Porto Alegre.A concorrência, no
entanto, foi menor do que nas rodadas anteriores de privatização. No leilão dos
aeroportos de Galeão e Confins, 5 consórcios participaram da disputa. Já no
leilão de Guarulhos, Brasília e Campinas, foram 11 concorrentes.O governo
comemorou o resultado. O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira
Franco, destacou que os vencedores são empresas qualificadas e reconhecidas
internacionalmente. "O objetivo não é fazer obras nos aeroportos. É um
contrato de prestação de serviços", disseJá o ministro dos Transportes,
Mauricio Quintella, disse que o interesse de grupos estrangeiros pelos 4
aeroportos "significa que o Brasil retomou a credibilidade no mercado
internacional".O leilão foi tratado pelo mercado como primeiro grande
teste de atratividade do programa de concessões na área de infraestrutura do
governo Michel Temer. A estimativa é que os quatro aeroportos juntos gerem R$
6,613 bilhões em investimentos ao longo do período de concessão.Para tornar as
concessões mais atrativas, o governo decidiu tirar a exigência da participação
da Infraero nos consórcios (a estatal é sócia em 5 aeroportos concedidos com
49% de participação) e de pagamento de outorga nos 5 primeiros anos de
concessão.O investimento mínimo projetado para os quatro aeroportos juntos é de
R$ 6,61 bilhões durante o prazo de concessão, que será de 30 anos (prorrogável
por mais 5) , com exceção do aeroporto de Porto Alegre, cujo prazo é de 25 anos
(prorrogável por mais 5).Entre os principais investimentos que deverão ser
realizados pelos futuros operadores estão a ampliação dos terminais de
passageiros, dos pátios de aeronaves e das pistas de pouso e decolagem. Também
estão previstos o aumento do número de pontes de embarque, ampliação dos
estacionamentos de veículos.Os aeroportos de Florianópolis, Porto Alegre,
Salvador e Fortaleza respondem atualmente por cerca de 12% do total de
passageiros transportados no país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário